quinta-feira, março 22, 2012

FPN - SELEÇÃO NACIONAL DISPUTA TORNEIO 6 NAÇÕES

 A Seleção Nacional masculina de polo aquático partiu hoje para Brno (República Checa), cidade em que disputará o Torneio das Seis Nações, face às suas congéneres da Suíça, Suécia, Irlanda, República Checa e Dinamarca.
Para esta competição, que Portugal venceu no ano passado, o selecionador Lajos Lorincz convocou 15 jogadores, num misto de experiência e juventude. Procura, em ano de transição, renovar a equipa absoluta, mas também incluir jogadores mais jovens nos trabalhos da seleção sénior e aproveitar o torneio para lhes proporcionar mais experiência internacional e maior ritmo competitivo, em ano de Campeonato da Europa de Sub19 e consequente fase de apuramento.
Nas três últimas edições em que Portugal participou, conquistou duas medalhas de ouro (2008 em Genebra e 2011 em Lisboa) e uma de prata (2010 em Estocolmo).
A Seleção Nacional é composta por António Cerqueira e Ricardo Sousa (Paredes), Diogo Sousa, Jorge Lopes, Pedro Sousa e Tiago Costa (Salgueiros), Dumitru Sobetchi (Náutico de Coimbra), Evghenii Trubetcoi, Maxim Secrieru, Mykola Yanochko e Rui Moreira (Portinado), Gonçalo Abrunhosa (Amadora), Hélder Freitas (Vitória de Guimarães) e João Leite e Tiago Paraty (Fluvial).
A comitiva é chefiada pelo vice-presidente da modalidade, Nuno Lobo, e inclui o Selecionador Nacional, Lajos Lorincz, a treinadora nacional, Helena Barros, e o árbitro Eurico Silva.

Lajos Lorincz: “Queremos vencer o torneio”
O Selecionador Nacional explica que a participação da equipa no torneio das 6 Nações tem vários objetivos. “Por um lado queremos vencer o torneio, dar continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer, apurar o estado atual da equipa e estabilizar os elementos técnico-táticos que temos desenvolvido”, explicou. Por outro, “queremos integrar os novos elementos, ainda juniores, na equipa absoluta. A seleção Sub 19 vai disputar em maio a fase de apuramento para o Europeu da categoria e a integração dos elementos dessa Seleção visa preparar essa competição. A Seleção Nacional absoluta tem no próximo ano a qualificação para o Campeonato da Europa e estamos já a preparar a prova.”
Lajos Lorincz considera que os adversários mais fortes no Torneio são a Suíça, República Checa e Dinamarca.

Mykola Yanochko: “Consolidar evolução na Europa”
O guarda-redes de origem ucraniana espera que “seja um bom torneio. Vamos enfrentar equipas que já conhecemos bem. Temos a ambição de revalidar o título e consolidar a nossa evolução na Europa.”

Gonçalo Abrunhosa: “Grupo quer chegar mais longe”
O lateral/ponta esquerdo da Seleção considera que “o facto de sairmos de Portugal para o Torneio das 6 Nações, com o objetivo natural de defesa do título, e jogar na República Checa é um sentimento ótimo e novo. Sabemos que estamos a evoluir e queremos ter o nosso lugar na Europa.”
Para Gonçalo Abrunhosa, os resultados da época passada foram excecionais. Mas não nos chegam. O grupo quer chegar mais longe e está coeso para ultrapassar mais barreiras. Este torneio será uma excelente forma de continuar o nosso percurso, adicionando novos talentos que se estreiam a este nível.”
O internacional português deixa uma palavra “ao Miguel Mariani, pela ausência de um talento e de um companheiro, que fará falta é certo, mas que todos daremos o nosso melhor para que esta ausência se note o menos possível até ao seu regresso.”

www.fpnatacao.pt