domingo, março 25, 2012

FPN - PORTUGAL VENCE TORNEIO DAS 6 NAÇÕES

A Seleção Nacional masculina venceu hoje pelo segundo ano consecutivo o Torneio das 6 Nações, disputado em Brno, na República Checa, ao empatar a nove golos com a Dinamarca.
Num jogo muito difícil, em que esteve sempre a perder, Portugal soube sofrer até ao fim, conseguindo o golo do empate no derradeiro minuto.
A equipa portuguesa totalizou quatros vitórias (13-6 com a Suíça, 14-8 com a Suécia, 16-2 com a Irlanda e 7-4 com a República Checa) e um empate e conquistou o Torneio com nove pontos, os mesmos da Dinamarca, mas beneficiou do “goal-average” (+20 de Portugal contra +11 da Dinamarca).
Portugal conquistou três medalhas de ouro (2008 em Genebra, 2011 em Lisboa e 2012 em Brno) e uma de prata (2010 em Estocolmo).

Nuno Lobo: “Resultados espelham evolução do polo aquático”
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação para o polo aquático, Nuno Lobo, referiu que “os resultados obtidos continuam a espelhar a evolução do polo aquático português. Ganhar o Torneio das 6 Nações na República Checa é diferente de o conseguir em Lisboa. Esta vitória foi o reflexo de muito espírito de equipa entre jogadores mais experientes e novos valores que estão a despontar na modalidade.”
Para o dirigente, “será difícil elogiar no momento da vitória, mas caso tal não tivesse acontecido, a nossa reflexão seria idêntica. O grupo teve um comportamento social e desportivo absolutamente irrepreensível e ainda por cima ganhámos.”
Nuno Lobo terminou referindo o árbitro Eurico Silva, que “dignificou a arbitragem nacional com exibições seguras e tecnicamente elogiadas.”

Lajos Lorincz: “Repetir o êxito é uma sensação muito boa”
O Selecionador Nacional afirmou que “tínhamos como objetivo testar o nível atual da Seleção. A equipa esteve muito bem, com uma postura extremamente competitiva, recebendo os parabéns de todos os árbitros, responsáveis e treinadores presentes.”
Lajos Lorincz acrescentou que “a vitória neste Torneio é excelente, conseguida com um nível de coesão invulgarmente superior ao normal, através de espírito coletivo. Repetir o êxito é uma sensação muito boa.”

Tiago Costa: “A nossa ambição leva-nos a querer ainda mais conquistas”
O capitão da equipa salientou que “a vitória reflete a aposta consistente da Federação, a eficaz liderança do nosso Selecionador Lajos Lorincz e o trabalho diário destes jogadores.”
Tiago Costa referiu que “queremos partilhar esta conquista com todos os adeptos, as dezenas de clubes, as centenas de atletas, masculinos e femininos do polo aquático português. Agradecemos o enorme apoio que nos transmitiram. A nossa ambição leva-nos a querer ainda mais conquistas nos próximos anos.”

Evghenii Trubetcoi: “Demonstração de carácter e vontade de ganhar”
O central da Seleção disse que a vitória foi “uma grande demonstração de carácter e vontade de ganhar por parte dos jogadores da nossa equipa. Sinto-me orgulhoso de fazer parte desta Seleção e feliz por ser útil e contribuir para as vitórias de Portugal.”
Para Evghenii Trubetcoi, “algumas equipas conseguem ganhar um Torneio, mas ganhar três edições é a prova do nível que Portugal atingiu no patamar internacional. Acredito que com apoio financeiro, maiores conquistas ainda vão aparecer. Agradeço a todos os meus companheiros e equipa técnica.”

Portugal, 9 – Dinamarca, 9
Parciais: 1-3, 3-1, 0-3, 5-2

Portugal: Mykola Yanochko, Jorge Lopes, Pedro Sousa, Tiago Costa, Evghenii Trubetcoi, Gonçalo Abrunhosa, Dumitru Sobetchi (1), João Leite (1), Diogo Sousa (2), Ricardo Sousa, Rui Moreira (5), António Cerqueira, Maxim Secrieru, Tiago Paraty e Hélder Freitas