domingo, março 20, 2011

NOTÍCIA FPN - TRIUNFO NO SEIS NAÇÕES SÓ COM VITÓRIAS


Portugal venceu hoje o Torneio das Seis Nações disputado no Complexo de Piscinas do Jamor, com cinco vitórias em cinco jogos, feito que a equipa nacional alcançou pela primeira vez. A Selecção Nacional já tinha ganho a edição de 2007, disputada na Suíça, mas tendo sofrido um empate.
Portugal superou os cinco jogos disputados com resultados expressivos: República Checa (11-5), Suécia (14-4), Suíça (12-7), Irlanda (12-5) e Dinamarca (12-8). O troféu do 1.º lugar foi entregue pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias. A taça do 2.º lugar foi atribuída à equipa da Suíça pelo presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, enquanto o prémio do 3.º lugar, conquistado pela Dinamarca, foi dado pelo presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Luís Sardinha.
Rui Moreira e Gonçalo Abrunhosa foram os melhores marcadores da equipa portuguesa, com dez golos cada um.
Mykola Yanochko alcançou o Prémio de Melhor Guarda-Redes do Torneio, por votação dos treinadores.
O Troféu para o Melhor Marcador foi obtido pelo suíço Rudi Vacho, que marcou 14 golos, e o prémio Fair-Play foi entregue à equipa da Suécia.
O Torneio das Seis Nações serviu de preparação para o jogo com a Eslovénia, da 3.ª Jornada do Grupo B de Qualificação para o Campeonato da Europa, que se realiza no dia 30 deste mês (quarta-feira) às 20h30, na Piscina do Clube Fluvial Portuense, no Porto.
Portugal realizou dois jogos na fase de qualificação e soma uma vitória por 12-2 com a Bulgária e uma derrota por 15-7 com a Alemanha.

Paulo Frischknecht: “Aposta já está ganha”
O presidente da Federação Portuguesa de Natação começou por afirmar que “foi um torneio brilhante, com uma excelente participação da equipa portuguesa, mesmo percebendo que do ponto de vista competitivo não era este o nosso principal objectivo. Estamos inseridos num grupo complicado de apuramento para o Europeu. Já fizemos história nesta qualificação, com os resultados conseguidos até aqui.” “Mas”, acrescentou, “queremos ir mais longe, percebe-se que quer o treinador quer a equipa estão a viver um sonho e querem alcançá-lo, se possível. Este torneio foi apenas a confirmação de que não é de forma alguma impossível agarrar alguns dos nossos objectivos.”
Paulo Frischknecht reforçou que “ganhámos pela primeira vez um Torneio só com vitórias, jogando com facilidade, jogando a dominar todas as segundas partes dos encontros e permitindo rodar a equipa. O que significa que temos um excelente grupo de 15 jogadores, não temos sete melhores e oito piores, temos 15 atletas muito consistentes.”
O dirigente referiu que “a única coisa que a Direcção da FPN pode dizer nesta altura é que a aposta já está ganha, valeu a pena o esforço. O esforço em contraciclo, o esforço em dificuldade, o esforço no meio de um conjunto de disciplinas que justificam também o respectivo apoio e agora a única coisa que esperamos é que o dia 30 a Piscina do Fluvial, que recebe a Selecção no jogo contra a Eslovénia, tenha uma moldura humana e uma capacidade suficiente para agarrar o entusiasmo de todos apaixonados pelo pólo aquático. Da parte da Direcção da Federação, reforço, estamos satisfeitíssimos com a aposta que fizemos desde há seis anos e principalmente com este conjunto de atletas.”

Nuno Lobo: “Estamos mais fortes”
O vice-presidente da Federação para o Pólo Aquático, Nuno Lobo, afirmou que “a Selecção Nacional mostrou estabilidade e grande dinâmica nos resultados obtidos. Estamos melhor, mais fortes e com grande confiança. Nos últimos dois anos foi notória a enorme evolução registada pelos seniores masculinos. Este fim-de-semana vencemos pela primeira vez a República Checa e a Dinamarca, países que normalmente estavam à nossa frente, mas também tem de se valorizar a consistência evidenciada nos restantes triunfos.”
O dirigente salientou “a presença do secretário de Estado, uma situação que muito nos honrou e motivou. Quero dar os parabéns ao muito público presente no Jamor, aos administrativos da FPN, aos oficiais de mesa e aos dois árbitros portugueses participantes (José Barradas e Eurico Silva), equipa técnica e particularmente aos jogadores, que se superaram a todos os níveis.”
Nuno Lobo acrescentou que “mesmo sendo muito difícil, é possível vencer a Eslovénia no próximo dia 30, na piscina do Fluvial, no Porto, em jogo de apuramento para o Europeu. Que todos os agentes da modalidade se unam em torno da nossa Selecção, de forma a aproveitarmos este momento único de grande transcendência, é o que desejo e apelo para os próximos dias.”

Lajos Lorincz: “A meio de um projecto”
O Seleccionador Nacional fez uma breve análise do Torneio: “De um modo geral estivemos estáveis ao longo dos jogos, ao nível ofensivo e defensivo. O que é preciso para o jogo importantíssimo que vamos ter, com a Eslovénia. Emocionalmente, também mostrámos estabilidade. Conseguimos praticar todos os elementos tácticos que preparámos e praticámos nos últimos estágios e jogos. A nível físico, a equipa também está bem e confirmou que podemos trocar cinco jogadores em qualquer momento. Sendo assim, fizemos tudo para estar bem preparados para o jogo com a Eslovénia, que era o nosso objectivo principal.”
Lajos Lorincz acrescentou que “ganhar o Torneio também era um dos nossos objectivos e estamos muito felizes pela vitória. Não mostrámos uma alegria muito grande porque para nós ainda não acabou nada, estamos a meio de um projecto. Temos uma forte convicção que vamos poder discutir os próximos dois jogos com a Eslovénia, fizemos tudo para que isso aconteça.”

Tiago Costa: “Estamos preparados para lutar pelos nossos sonhos”
O capitão da Selecção Nacional fez um balanço da participação lusa no Torneio e afirmou que “demonstrámos um domínio total, os parciais dos cinco jogos demonstram que estivemos sempre em crescendo. Dentro de cada jogo foi notória a nossa superioridade do ponto de vista técnico, táctico e físico.”
Para o central luso, “esta vitória é de um projecto que já foi iniciado há alguns anos, que este ano já foi consolidado, que está a ser liderado pelo Lajos Lorincz, e da parte dos jogadores queremos dedicar-lhe a vitória neste torneio pelo excelente trabalho e pela forma como tem conduzido o grupo.”
Tiago Costa considera que “neste momento estamos a um nível de maturidade que teve o apogeu máximo neste torneio, em que foi visível, quer dentro de água quer da parte do público, uma simbiose total. Isto mostra que neste momento o pólo aquático está em enorme crescendo dentro do país. Aproveitamos a oportunidade para agradecer à Direcção da Federação por ter organizado o Torneio em Portugal, por nos ter dado também a possibilidade de competir no apuramento para o Europeu, criando-nos também este nível de exigência a que nós estamos a tentar corresponder e este resultado é mais um passo desse nosso compromisso que estamos a conseguir alcançar.”
O próximo compromisso da Selecção é no dia 30, no jogo de apuramento para o Campeonato da Europa e Tiago Costa lembra que “há uns anos, jogar contra a Eslovénia era algo impossível. Quando iniciámos este apuramento, passou a ser um sonho conseguir jogar com a Eslovénia. Neste momento, assumimos que temos ambição de conseguir jogar de igual para igual com a Eslovénia. Sendo assim, três resultados serão possíveis e acreditamos nas nossas possibilidades. Sabemos que é um confronto muito difícil, mas estamos preparados para lutar pelos nossos sonhos.”
www.fpnatacao.pt