quinta-feira, novembro 20, 2008

SPORTING CLUBE ESPINHO EM PRIMEIRO LUGAR NA FASE ZONAL



Foi no passado fim-de-semana que a equipa sénior de Pólo Aquático do SCE conseguiu o primeiro lugar na Fase Zonal de Apuramento para a 2ª Divisão.
Num torneio que apurava duas das seis equipas que vão disputar em Dezembro o acesso à 2ª Divisão Nacional e que contava a participação, para além da equipa vareira, das da Académica de Coimbra, do Penafiel – equipa da casa – e dos Apolos, foi com bastante categoria que os pupilos de Nuno Mariani conseguiram um distinto primeiro lugar.
Já no primeiro encontro de Sábado, os tigres defrontaram a equipa da Académica de Coimbra que entrou para a presente temporada reforçada de atletas oriundos de clubes de natação. O jogo começou de feição para a equipa espinhense que chegava ao fim do primeiro período a ganhar 4-0. No entanto, rapidamente, os "estudantes" conseguiram equilibrar as contas até ao 4-3 que se verificava no início do terceiro período. Entre oportunidades para ambos os lados, o marcador foi avançando até que a três minutos do final se registavam uns comprometedores 6-5 a favor dos tigres. Foi nessa altura que a intervenção do "mister" Mariani, através de dois "time-outs" permitiu que a equipa estabilizasse e apontasse dois golos que ditavam a primeira vitória no Torneio Zonal. De destacar a prestação recente aquisição Rui Cunha ao apontar três dos oito golos apontados pelo conjunto espinhense.
No segundo encontro de Sábado, o Sporting de Espinho iria defrontar a histórica equipa dos Apolos, clube com grande tradição na modalidade e que recentemente contratou dois jogadores ao Clube Fluvial Portuense, outro grande do Pólo Aquático nacional.
A tarefa adivinhava-se complicada e o decorrer do encontro acabou por confirmar as expectativas. Estando várias vezes em desvantagem no marcador graças à velocidade e capacidade de remate dos ex-fluvialistas foi com grande dificuldade que a equipa chegou ao intervalo com o marcador a registar 6-6. Nos 3º e 4º períodos, e já com a o fulgor físico do adversário a acalmar, foi então que o técnico espinhense alterou a táctica. Apostando em contra-ataques pelo ponta direito André Bastos – que viria a marcar três dos seus quatro golos nesses dois períodos – a superioridade do conjunto veio ao de cima conseguindo assim averbar a segunda vitória, desta feita, por 12-9.
O último encontro servia para cumprir calendário uma vez que os resultados dos outros encontros davam o primeiro lugar para a equipa de Espinho e o último para a de Penafiel. Ainda assim, foi com seriedade que os jogadores praticaram bom pólo aquático e obtiveram uma concludente vitória de 11-3. De salientar a exibição do capitão André Tavares com cinco tentos.
No final, era notória a satisfação de toda a comitiva. O acesso ao Torneio de Apuramento para a 2ª Divisão Nacional estava garantido através de um primeiro lugar que nunca tinha sido alcançado num torneio de carácter regional. O seccionista da equipa, Filipe Figueiredo, afirmava que "o próximo objectivo prende-se com a subida à segunda divisão que, a concretizar-se, será um passo inédito e significativo na história do nosso emblema". Para tal o Sporting de Espinho terá que conquistar um dos três primeiros lugares no Torneio de Acesso que se realizará de 6 a 8 de Dezembro nas Piscinas de Vila Meã e que contará com seis equipas de todo o país.
scepolo@scepolo.com