sexta-feira, maio 11, 2012

FPN - FASE DE APURAMENTO PARA EUROPEU SUB-19 NO FLUVIAL

Portugal vai organizar o Grupo C da Fase de Apuramento do Campeonato da Europa de sub-19 masculino, competição que vai decorrer na Piscina do Clube Fluvial Portuense (Porto), de 25 a 27 de maio.
O evento, organizado pela Liga Europeia de Natação (LEN) e pela Federação Portuguesa Natação (FPN), contará com as seleções da Eslováquia, Eslovénia, Roménia e Portugal. Os dois primeiros classificados no Grupo vão disputar o Europeu de sub-19.
O vice-presidente da FPN para o polo aquático, Nuno Lobo, refere que “Portugal volta a ficar inserido num grupo difícil, dado que historicamente nunca venceu nenhum dos adversários em sorteio. A Eslovénia será um referencial para se aquilatar do nosso valor. Há dois anos perdemos por quatro golos de diferença, mas existe a convicção que poderemos fazer melhor nesta campanha, em função dos estágios realizados e da rodagem efetuada por vários selecionados na equipa sénior no Torneio das Seis Nações que decorreu na República Checa. Estaremos a falar de pelo menos seis jogadores que neste momento apresentarão um nível de experiência suplementar, acompanhados por mais um conjunto de jovens promessas que nas suas equipas têm feito parte dos sete-base do campeonato sénior da I Divisão, situação que reforça o otimismo na obtenção de melhores resultados.”
O responsável federativo acrescentou que “a Roménia e a Eslováquia são equipas fortes, com presenças frequentes em Europeus, mas num grupo os resultados tenderão naturalmente a nivelar-se. Relembramos que em 2010 ao intervalo Portugal vencia a Turquia, uma das equipas já apuradas para a fase final. A capacidade de manter o nível ao longo de todo o jogo poderá ser já uma aposta para este ano, uma vez que é notória a evolução dos nossos jogadores, cada vez mais ativos, criativos e consistentes.”
Para Nuno Lobo, a prova servirá também para “uma vez mais Portugal mostrar à Europa a sua evolução no polo aquático, a tradicional forma calorosa de receber e acima de tudo permitir uma nova possibilidade dos treinadores e árbitros nacionais poderem presenciar jogos de altíssimo nível e as necessárias matérias e procedimentos de que se revestem este tipo de competições (aquecimentos, táticas, técnica individual, nível de arbitragem, etc). Em suma, um manancial de conhecimentos a aproveitar por todos os eventuais agentes interessados do polo aquático português.”

Calendário de jogos:

25 de maio
16h30: Roménia – Eslováquia
18h00: Portugal – Eslovénia


26 de maio
16h30: Eslováquia – Eslovénia
18h00: Portugal – Roménia


27 de maio
10h00: Eslovénia – Roménia
11h30: Eslováquia – Portugal


www.fpnatacao.pt