quarta-feira, maio 30, 2012

NOTÍCIA - AAC

Académica de Coimbra vence 2º torneio preliminar de Polo Aquático
Disputou-se no passado Domingo, 27 de Maio, o 2º Torneio Preliminar de acesso ao Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Polo Aquático. Depois de ter vencido todos os jogos do 1º Torneio Preliminar, a equipa de Polo Aquático da Associação Académica de Coimbra deslocou-se ao Algarve, onde na rua Carina Lagos e nas Piscinas Municipais de Silves se encontraram as 3 equipas do evento: Associação Académica de Coimbra, CN Torres Novas e CF Os Armacenenses.
A Académica de Coimbra iniciou a jornada derrotando o CN Torres Novas por uns expressivos 13-7. Entrando muito forte no jogo a AAC chegou ao intervalo a ganhar por 8-4. Assim, no terceiro período, a formação de Coimbra aproveitou a superioridade no marcador para rodar e dar experiência competitiva a alguns elementos oriundos da sua escola de polo aquático. De salientar o esforço e empenho do jovem Carlos Dias, que com apenas 16 anos mostrou já estar bastante integrado na equipa, exibindo recortes técnicos de grande valia. Num jogo pautado por uma boa atitude defensiva chefiada por João Bento, a AAC mostrou graves lacunas na finalização, podendo o resultado final ter sido ainda mais dilatado.
No outro jogo do dia a AAC defrontou o CF Os Armacenenses (oriundos de Armação de Pêra). O jogo começou com um equilíbrio esperado, destacando-se na formação de Coimbra o jovem Gonçalo Abreu, que com um trabalho defensivo exemplar anulou praticamente o jogo de pivot da equipa do Algarve. O resultado, no final do primeiro período, estacionou num parcial de 4-3 favorável à Académica. No recomeço do segundo período, a AAC entrou muito desorganizada e tecnicamente desenquadrada, saindo para o intervalo a perder por 5-6. Durante o intervalo, o treinador-adjunto Nuno Ferreira reanimou a equipa e em conjunto com o treinador Nuno Carrilho desenharam uma nova abordagem ao encontro. A AAC entrou muito forte no terceiro período e suportada pela inspiração de Pedro Gamboias e Gonçalo Costa conseguiu chegar ao fim do período a ganhar por 8-7. Antevia-se assim um quarto período com alguma emoção. No início do quarto e último período a AAC, através do treinador/jogador Nuno Carrilho, faz o 9-7. Reação imediata e previsível dos da casa que empatam 9-9 a escassos minutos do términus do encontro. Final de jogo dramático com situações de golo em ambas as balizas, terminando o empate desfeito com um golo de belo efeito do pivot Bruno Simões, que assim conduziu e sentenciou o resultado final favorável à Académica de Coimbra em 10-9.
No final da competição, o treinador da AAC, Nuno Carrilho, visivelmente satisfeito com a prestação da sua equipa, salientou o excelente ambiente e espírito academista vivido durante o estágio da equipa em Lagos. Vincou ainda o muito trabalho a realizar com a jovem equipa de Polo Aquático da Associação Académica de Coimbra, sendo prioridades a escola de polo aquático da AAC e a reentrada no Campeonato Nacional Sénior da 2ª Divisão. Nuno Carrilho, e toda a formação academista, fizeram questão de dedicar todos os golos marcados pela AAC ao recentemente falecido Jorge Costa, presidente da Secção de Natação da Associação Académica de Coimbra.
A Académica venceu assim os dois Torneios Preliminares da 2.ª Divisão, somando por vitórias todos os encontros disputados, aguardando agora a fase final de acesso à 2ª divisão nacional que se realizará em Novembro deste ano.

Pela Académica de Coimbra alinharam e marcaram:
AAC- CN Torres Novas: Tiago Mártires, Gonçalo Costa, Gonçalo Abreu (2), Pedro Gamboias (3), Carlos Dias, João Bento (1), Nuno Carrilho (1), Bruno Simões (5), João Rafael (1), Nuno Morais, Hélder Santos, Diogo Fontes e Diogo Ferreira.
AAC- CF Os Armacenenses: Tiago Mártires, Gonçalo Costa (1), Gonçalo Abreu (2), Pedro Gamboias (1), Carlos Dias, João Bento, Nuno Carrilho (1), Bruno Simões (4), João Rafael (1), Nuno Morais, Hélder Santos, Diogo Fontes e Diogo Ferreira. Treinador: Nuno Carrilho. Treinador Adjunto: Nuno Ferreira.