sexta-feira, novembro 12, 2010

AQUA VENCE VI TORNEIO DE CADETES



A equipa do Aqua Clube de Portugal - Escola Náutica / Pequimil venceu no domingo dia 7 o VI Torneio de Cadetes do ACDP batendo na final o Aminata após marcação de grandes penalidades.
Com as bancadas da piscina da Escola Náutica em Paço de Arcos completamente lotadas e ao rubro, disputou-se no passado domingo dia 7 o VI Torneio de Cadetes da organização do ACDP-EN/PEQUIMIL
Participaram as equipas do Aqua, Sporting, Aminata e Gespaços. Cada um destes clubes apresentou duas equipas dado o elevado número de praticantes que possuem.
Sob o apoio "ruidoso" dos adeptos das equipas que pintaram de verde, laranja, azul e amarelo as bancadas, assistiu-se a vários bons jogos, muita emoção no desfecho da maior parte deles e no momento decisivo da atribuição dos lugares de classificação, foi possível presenciar duelos muito interessantes entre as equipas.
No grupo A, a equipa do Aminata 1 dominou por completo, vencendo todos os jogos e demonstrando um pólo aquático muito estruturado, organizado e com grande evolução em relação ao início do ano anterior. A equipa do Aqua 1 ficou na segunda posição, a equipa do Sporting 1 ficou na terceira e o Gespaços sem qualquer vitória quedou-se pela 4ª posição.
No Grupo B, a equipa do Aqua 2 venceu todos os jogos, ficando o Sporting na 2ª posição, o Aminata 2 na terceira e o Gespaços 2 na quarta posição.
Na atribuição da classificação, jogaram em primeiro lugar as equipas do Gespaços 1 e 2, registando-se um empate a 6 golos.
Em relação ao 5º e 6º lugar, a equipa do Sporting 1 bateu a Aminata 2, num jogo bem disputado e com os leões a apresentarem igualmente uma evolução positiva e bons apontamentos, demonstrando um bom trabalho por parte do seu técnico João Gonçalves.
Na disputa pelo pódio, a equipa do Aqua 1, arrebatou o troféu de 3º classificado, vencendo o Sporting 2, num jogo muito conseguido por parte do Aqua.
Na grande final, apresentavam-se as equipas do Aqua 2 e Aminata 1. Num jogo de nervos e com equilibrio do principio ao fim, as duas formações realizaram um jogo espectacular, empolgante e com variações no marcador em 16 minutos de intenso pólo aquático. No final o resultado registou uma igualdade a 5 golos. Como o regulamento do torneio não previa uma solução para esta situação, os responsáveis Vasco Vieira e António Alberto Silva, decidiram pela resolução através da marcação de grandes penalidades da linha dos 4 metros, cabendo a cada equipa 4 remates.
Só na segunda ronda de penaltys foi possível apurar o vencedor, sendo o aqua mais feliz vencendo por 4-3.
Foi sem dúvida o melhor torneio até agora organizado pelo Aqua. A evolução das equipas também ajudou a que tal acontecesse.
Em relação ao ACDP, importa salientar o cunho pessoal que o treinador Tóbé já introduziu na equipa. Os cadetes do Aqua mostraram acima de tudo uma melhor técnica de natação, maior resistência física o que lhes permitiu não evidenciar oscilações durante os jogos e uma organização dentro de água bastante consistente. Estas boas indicações continuam alicerçadas à grande união que os cadetes demonstram, até mesmo na forma inspirada com que entoaram o novo "Grito" do clube.
As notas de destaque vão para o atleta Rafael Abreu que realizou um torneio bastante conseguido, mostrando muitos argumentos a defender e a atacar e uma capacidade de organização de jogo apreciável. Rafael Abreu combinou bem com Afonso Perfeito (jogador "emprestado" pelo Algés) que mostrou bons pormenores, ajudando a equipa do Aqua em todo o torneio. Além de Rafael Abreu, destacam-se as prestações dos dois guarda-redes do Aqua, Duarte Ferreira e Pedro Ribeiro. Duarte Ferreira foi este ano deslocado de jogador de campo para a baliza e tem mostrado grandes qualidades como guarda-redes sendo ontem decisivo na vitória do Aqua defendendo várias grandes penalidades. Pedro Ribeiro mostrou reflexos, coragem e uma entrega fantásticas.
Já as irmãs Espadinha, Cláudia e Raquel, apresentaram grandes melhorias em termos físicos e técnicos, defendendo bastante bem e apontado bons golos. Mauro Abreu manteve o nível a que já nos habituou, enquanto que Filipe Almeida e Ruben Santos mostraram uma concentração nas tarefas pedidas e uma evolução enorme em termos físicos o que lhes possibilitou apontar bonitos golos como por exemplo os golos de costas do Ruben Santos.
A outra menina do Aqua, Micaela Guerreiro defendeu bastante bem e esforçou-se bastante para quem vem de uma paragem de um mês após a intervenção cirúrgica a que foi submetida. Diogo Cardoso é o atleta que personifica o "Grito" do Aqua. Atitude, querer e uma vontade de jogar electrizante e contagiante que coloca em cada lance disputado.
Os dois "calmeirões" do Aqua, Pedro Carvalho e o estreante Gonçalo Lousa surpreenderam pela positiva, principalmente pela razoável técnica ainda para a tenra idade de ambos e no caso do Gonçalo Lousa, demonstrou muita coragem e espírito de luta quando entrou na final entre o Aqua e o Aminata.
Finalmente Eurico Silva e Hugo Rodrigues, salienta-se a forma como ambos já se desmarcam para receber a bola, melhor posição dentro de água e melhor condição física.
Não poderia ser esquecido o nosso treinador Tóbé que é sem dúvida uma mais valia no seio do clube e que ontem mereceu este primeiro momento, decidindo acertadamente e mostrando coragem como no caso do jovem Gonçalo Lousa, nascido em 2000 e que foi lançado pelo nosso técnico numa final contra jogadores essencialmente nascidos em 1997.
Em Fevereiro o Aqua deverá organizar o VII torneio para estes escalões e já dia 21 começa os encontros regionais de cadetes.
A secção de pólo aquático do ACDP-EN/PEQUIMIL, agradece às equipas que se deslocaram de fora de lisboa (Gespaços e Aminata), o facto de terem vindo ao torneio e igualmente a todos os pais e simpatizantes da modalidade que encheram por completo as bancadas da piscina da Escola Náutica. Igualmente importante foi novamente o apoio dos nossos patrocinadores, principalmente à Pequimil-Filtragem Industrial, Homepage e João Torres-Fotógrafo. que possibilitaram mais este acontecimento.

Classificações Finais:
1º Lugar: Aqua 2
2º Lugar: Aminata 1
3º Lugar: Aqua 1
4º Lugar: Sporting 2
5º Lugar: Sporting 1
6º Lugar: Aminata 2
7º Lugar: Gespaços 1
8º Lugar: Gespaços 2