terça-feira, setembro 08, 2009

NOTÍCIAS IN www.poloaquatico.com.br - PORTUGAL LUTA POR UMA BOA PARTICIPAÇÃO



Portugal luta por uma boa participação
Por eduardo vieira de souza, RJ

07.09.2009 O técnico Miguel Angelo Pires (treinador feminino absoluto) será o adjunto da Selecção de Portugal comandada por Pedro Cardoso no chamado SuperEuropeu Sub-20, a partir do dia 13 de setembro. Apesar de bastante atarefado com os últimos dias de treino, ele respondeu a duas perguntas do site, antes deste grande desafio. De cara: Grécia e Hungria.

- Qual a sua expectativa para o Europeu Sub-20?

As nossas expectativas não são muito elevadas. Este grupo começou a trabalhar há 3 anos atrás para o Europeu Youth em Chania, Grecia, no entanto, já perdeu muitas jogadoras desde então(abandono da modalidade/desmotivação) o que origina que a base desta equipa seja muito nova e sem experiencia internacional. Procuramos obter o 9º lugar que nos dará acesso ao plano de alta competição, subsidiado pelo estado português.

- Qual seria o melhor caminho para Portugal se aproximar da elite? E o que pensa de intercambio com o Brasil?

Não me esqueço que há 12 anos atrás Portugal jogava com a Espanha e eram jogos equilibrados, no entanto desde aí a Espanha desenvolveu-se e nós pouco evoluímos. Antes de mais necessitamos ter mais meninas a praticar pólo aquático, depois um campeonato nacional mais competitivo, e por fim mais contactos internacionais. As nossas experiencias internacionais resumem-se aos campeonatos europeus e pouco mais. Intercâmbios com o Brasil seria uma óptima ideia, que ajudaria ao desenvolvimento dos 2 países, no entanto a distância geográfica e os custos associados dificulta esses contactos.