quarta-feira, outubro 31, 2007

ARRANQUE DA EPOCA OFICIAL DE POLO AQUATICO



A equipa de pólo aquático do Sporting Clube de Espinho iniciou a nova temporada com algumas novidades. A formação conta com alguns novos jogadores e com novo treinador sénior. Pela primeira vez apresenta-se com duas formações, uma equipa Júnior que neste momento disputa o campeonato regional de pólo aquático de Juniores e outra Sénior que disputa o Campeonato regional.
A formação Júnior, apresenta-se pela primeira vez em competição. Sem grandes perspectivas a nível de resultados para esta época – uma vez que compete com equipas, em alguns casos, com mais 10 anos de experiência na modalidade – a constituição do escalão e inclusão do mesmo em competição resultam do desejo de cumprimento de dois objectivos traçados no início do projecto SCE – Pólo: proporcionar a aquisição de experiência a elementos jovens e promissores e garantir a continuidade do projecto a médio prazo.
A equipa sénior, por sua vez, teve o melhor começo de sempre no Campeonato Regional da 2ª Divisão Norte.
Aos comandos do treinador Nuno Mariani, considerado unanimemente como o melhor treinador de Pólo Aquático do País, a equipa espinhense apresentou-se na passada quarta-feira nas Piscinas de Felgueiras para a primeira jornada do Campeonato. Desfalcada do seu melhor jogador, Francisco Coutinho, que recentemente trocou o emblema do Salgueiros pelo do Sporting de Espinho, e a jogar em casa de um adversário que no ano passado disputava a 2ª Divisão Nacional o formação de Espinho saiu derrotada por 14-9. Com uma defesa à zona ainda pouco sólida, permitindo que mais de metade dos golos sofridos fossem concretizados pelo pivot adversário, foi no ataque que se viram razoáveis melhorias. Tanto em igualdade numérica como em situações de superioridade, os pupilos de Mariani mostraram boas indicações tácticas destacando-se André Tavares, lateral direito com 4 golos. Num campo onde em épocas anteriores os resultados terminavam sempre desnivelados a favor da equipa da casa, foi com grande dificuldade que a equipa de Felgueiras conseguiu distanciar-se no marcador já na parte final do encontro quando o cansaço dos atletas espinhenses se começou a manifestar.
Já na 2ª Jornada, disputada no Complexo Desportivo das Piscinas de Guimarães, aconteceu o momento há muito esperado pela formação espinhense. Num jogo muito quente, foi com grande alegria que pela primeira vez a equipa de Pólo Aquático sentiu o sabor da vitória contra uma equipa da Associação de Natação do Norte – considerada a Associação Regional mais forte em termos de Pólo Aquático no país. Já com Francisco Coutinho entre os convocados, foi com distinção que a equipa conseguiu frente à equipa dos Apolos Aquáticos uma vitória por 17-11. Novamente em boa forma no ataque, no qual se destacou precisamente Francisco Coutinho com 6 golos, com melhorias significativas na defesa, com uma percentagem de golos sofridos em situações de inferioridade numérica de apenas 13%, e sentindo-se já o “efeito Mariani”, foi desta forma que a equipa de Pólo Aquático averbou a primeira vitória perante equipas de nível avançado. No final do jogo, toda a equipa estava contente mas consciente de que esta foi apenas a primeira vitória e que muitas outras e muito trabalho faltam até se atingir o objectivo principal que passa certamente pela Primeira Divisão Nacional.

O Responsável pela Comunicação SCE Pólo
Pedro Miguel Vieira Bastardo